O que é Eritritol?
O Eritritol pertence a uma classe de compostos chamados poliálcool. Essas moléculas são como híbridos de um carboidrato e um álcool (não contém nenhum etanol, entretanto).
Há muitos poliálcoois diferentes. Eles podem ser encontrados em alimentos naturais como frutas, mas eles também são adicionados a produtos “sem açúcar” de todo tipo.
A forma como essas moléculas são estruturadas dá a eles a habilidade de estimular os receptores de sabor doce nas nossas línguas. Poliálcoois comuns incluem xilitol, sorbitol, maltitol, etc. Mas o Eritritol parece ser um pouco diferente dos outros.
Para começar, ele contém muito menos calorias:
Sacarose: 4 calorias por grama.
Xilitol: 2,4 calorias por grama.
Eritritol: 0,24 calorias por grama.
Com apenas 6% das calorias do açúcar, ele ainda tem 70% da doçura.
Devido à sua estrutura química única, nossos corpos não o quebram.
Este adoçante passa praticamente sem mudanças pelo nosso sistema, sem causar qualquer dos efeitos metabólicos prejudiciais do excesso de açúcar… ou os problemas digestivos associados a outros polialcoóis. Em produção de larga escala, o Eritritol é criado quando um tipo de levedura fermenta a glicose.
O Eritritol não Causa Picos de Açúcar no Sangue nem de Insulina
Humanos não têm as enzimas para quebrar o Eritritol. Ele é absorvido pelo fluxo sanguíneo e é eliminado inalterado pela urina.
Quando pessoas saudáveis ingerem Eritritol, não há mudança nos níveis de açúcar no sangue ou de insulina. Também não há efeito no colesterol, triglicérides ou outros marcadores biológicos.
Para pessoas acima do peso, com diabetes ou outros problemas ligados à síndrome metabólica, o adoçante Eritritol parece ser uma excelente alternativa ao açúcar.
Eritritol não Alimenta as Bactérias da Boca
Um efeito colateral amplamente conhecido do consumo de açúcar é a má saúde dental: cáries e enfraquecimento dos dentes.
As bactérias prejudiciais à boca podem usar o açúcar como energia. Quando essas bactérias têm energia o bastante, elas crescem, multiplicam-se e secretam ácidos que erodem o esmalte dos dentes.
Outros polialcoóis como o Xilitol chegaram a produtos “amigos dos dentes” porque as bactérias não podem digeri-los e usá-los como energia.
Múltiplos estudos examinaram os efeitos do Eritritol em cáries dentais e os resultados são mistos. Alguns estudos mostram uma redução na placa e nas bactérias prejudiciais, enquanto outro estudo não mostra redução real em cáries.
Não há evidências 100% confirmadas que o Eritritol é bom para os dentes, mas ele parece ser benigno. Entretanto, mesmo que não seja protetivo, substituir o açúcar (muito ruim) com Eritritol (benigno) provavelmente melhorará a saúde dental.
O Eritritol e o Sistema Digestivo
Mesmo que alguma quantidade de Eritritol chegue às bactérias intestinais, elas não podem digeri-lo. A ingestão de 1 grama por quilo de peso corporal mostra que ele é muito bem tolerado.
Entretanto, um estudo mostrou que 50 gramas de Eritritol em uma dose única aumentaram náusea e ruídos estomacais. A menos que você ingira quantidades massivas de uma vez, não é provável que ele te deixe mal ou que você tenha que correr para o banheiro.
Leve isso com cuidado, entretanto, já que isso pode variar de pessoa para pessoa. No geral, o Eritritol parece ser muito seguro. Múltiplos estudos sobre metabolismo e toxicidade foram feitos em animais. Apesar da ingestão de grandes quantidades de Eritritol a longo prazo, nenhum efeito negativo foi descoberto.
Obs.: Produto à Granel
Nosso foco é o seu Bem Estar, com produtos 100% naturais e de qualidade, nos destacamos na diversidade e preços. São mais de 10 anos de empresa e somos mais de 11 Lojas no Estado do Paraná. Deseja uma qualidade de vida melhor? Venha nos conhecer!